Não há como negar: quem anda de motocicleta está bem mais sujeito a ferimentos (ou até a morte) do que aquele que está num carro. Por isso o motociclista deve fazer a condução de forma diferenciada, pilotando na com SEGURANÇA ATIVA. Isso implica em pilotar para EVITAR o acidente. E isso requer atenção, observação do trânsito (veículos, pedestres e outras situações) e prudência nas movimentações. Veja algumas dicas de como fazer isso:
- Usar capacete AFIVELADO! Usar capacete sem prendê-lo corretamente na cabeça é o mesmo que nada!
- Luz ALTA acesa o tempo todo. De noite pode-se usar a luz baixa. NUNCA USE LUZ CIDADE OU DE POSIÇÃO. Mesmo nos carros essa luz é apenas para VEÍCULOS ESTACIONADOS.
- Mantenha-se em local onde o motorista a sua frente possa vê-lo.
- NUNCA passe pela direita!
- Em velocidades menores, e precisando passar o veículo a frente, passe pela esquerda, mas tenha certeza de que há espaço e que o motorista está vendo você (olhe o retrovisor dele e o movimento do veículo).
- Mantenha um ou dois dedos no manete de freio. Você ganha tempo de frenagem na urgência.
- Procure observar o trânsito mais a frente, para evitar manobras de urgência.
- Controle o trânsito atrás de você olhando periodicamente o retrovisor.
- Não ande na beirada da pista. Mantenha-se no meio da pista e, se for dar passagem para alguém, saia da pista.
- Atente para obstáculos na pista, como manchas de óleo, água , objetos, buracos, animais, entre outros.
- Evite andar sobre faixas pintadas. Se precisar frear forte a chance do pneu escorregar é grande!
- Procure andar o mais equipado possível. Jaqueta e luvas são sempre uma boa pedida. E nada de usar chinelos! Isso é para a praia, não para andar de motocicleta!
- Evite ao máximo capacetes abertos ou escamoteáveis. Prefira sempre o fechado inteiriço (uma peça só). São bem mais seguros. E se o capacete for batido, troque por um novo. Um acidente inutiliza a segurança do capacete.
- Viseira abaixada, sempre! Um inseto ou qualquer outro pequeno objeto podem causar um estrago danado em seus olhos e até causar um acidente.
- Fique de olho na manutenção de sua motocicleta, especialmente os pneus. Evitar a compra dos pneus para economizar pode resultar num prejuízo bem maior!
Observe as dicas e tenha uma boa pilotagem!