segunda-feira, 29 de abril de 2013

Dia 28 de abril. Dia Internacional da Segurança no Trabalho

No dia 28 de abril foi o Dia Internacional da Segurança no Trabalho. Embora nos dias de hoje haja muito mais preocupação e proteção com a segurança nos locais de trabalho, infelizmente ainda acontecem muitos ferimentos e até mesmo óbitos em razão de acidentes de trabalho. As razões são diversas, mas envolvem basicamente dois tipos:
- Condição insegura: algo no local de trabalho não estava adequado à segurança. Por exemplo: um fio desencapado, falta de dispositivo de segurança, a não utilização de um equipamento de proteção adequado, entre outros.
- Ato inseguro: quando alguém por ação (fez algo) ou omissão (deixou de fazer algo) acidentou-se ou fez com que outra pessoa se acidentasse. São exemplos: pular de locais elevados, não usar o EPI fornecido pela empresa, correr nas instalações da empresa, não sinalizar uma área onde haja algum risco, fumar em local não permitido, entre outros.
Muitas empresas verificam que o maior número de acidentes é por ATO INSEGURO, ou seja, em que o próprio trabalhador tenha concorrido para seu acidente ou de outro.
Vamos usar essa semana para refletir sobre o papel de cada um de nós na segurança na empresa. Algumas questões importantes para a reflexão:
- Estou usando corretamente os EPIs que me são fornecidos ou somente quando alguém me cobra?
- Penso antes de fazer alguma coisa para avaliar o risco?
- Gosto de fazer improvisações no meu posto de trabalho para "ganhar tempo"?
- Sigo os procedimentos corretos de uso de ferramentas e equipamentos?
- Me concentro no trabalho nos momentos de maior risco?
Segurança não depende só da empresa, depende de cada um que trabalha nela.